PROGRAMA QUALIFICA

A Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos é a entidade promotora do Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional, QUALIFICA, da Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos.

O CQEP foi criado em nove de Janeiro de dois mil e catorze, através do Despacho 405/2014, publicado no Diário da República, 2ª série nº 6 de 09 de Janeiro de 2014.tem como missão estruturar e mobilizar dinâmicas de aprendizagem ao longo da vida, integrando no seu público-alvo jovens a partir dos quinze anos e adultos a partir dos dezoito anos, contribuindo para a redução do défice de qualificação dos ativos, quer pela orientação dos jovens para uma formação de partida mais centrada na vertente profissional,

quer ainda pela elevação dos níveis de qualificação e certificação do público adulto.

Visa ainda, e em paralelo, o desenvolvimento de sentidos de cidadania, de solidariedade inter-geracional, de espirito empreendedor, e a promoção de uma maior pro-atividade dos adultos na definição dos seus perfis e na construção dos percursos formativos e profissionais.

 A atividade do PROGRAMA QUALIFICA da EMEC/ETG, dirige-se à orientação e encaminhamento de jovens e adultos que procurem uma formação escolar, profissional ou dupla certificação de forma à sua integração qualificada no mercado do emprego.

Qualificação e o Ensino Profissional EMEC/ETG.

ATRIBUIÇÕES

  • A informação, orientação e encaminhamento de jovens com idade igual ou superior a quinze anos, que procuram formação profissional, tendo por base as diferentes ofertas de educação e formação disponíveis.
  • A Informação, orientação e encaminhamento de adultos com idade igual ou superior a dezoito anos, tendo por base as diferentes modalidades de Qualificação.
  • O desenvolvimento de processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC), na vertente escolar, com base no Catálogo Nacional das Qualificações da ANQEP.
  • O desenvolvimento de ações de informação e divulgação, das ofertas de educação e formação e/ou sobre a relevância da aprendizagem ao longo da vida.
  • O estabelecimento de parcerias com outras entidades relevantes do território, que contribuam para uma intervenção mais integrada e consistente, na identificação de necessidades concretas de qualificação e na organização de respostas úteis para as populações no âmbito da educação e formação profissional.
  • O acompanhamento dos jovens maiores de quinze anos e dos adultos, após a conclusão dos seus percursos de certificação/qualificação, apoiando a construção dos seus projetos individuais, numa lógica de Aprendizagem ao longo da Vida.

Organização e Intervenção

ETAPAS

  • Recolha, validação, sistematização e divulgação.
  • Acolhimento
  • Diagnóstico
  • Informação e Orientação
  • Encaminhamento
  • Monitorização
  • Reconhecimento e validação de competências
  • Certificação de competências.